default-logo

O que é Microfisioterapia

O corpo humano como qualquer organismo vivo, é concebido para se adaptar, se defender e se autocorrigir em caso de agressões traumáticas, emocionais, tóxicas, virais, microbianas ou do meio-ambiente, quando a agressão é superior às possibilidades de defesa do organismo, a vitalidade do tecido corporal envolvido será alterada. Ocorre uma “memorização” da agressão.

micro01
A modificação da vitalidade tecidual pode ocasionar diferentes manifestações locais ou à distância.
A microfisioterapia busca através de uma técnica micro palpatória específica os rastros deixados por essas agressões nos diferentes tecidos do organismo. Suas ações consistem em efetuar manualmente ações que estimulam os mecanismos de autocorreção no intuito de
evitar a degradação dos tecidos e de restabelecer suas funções. As mãos do terapeuta mobilizam e estimulam os diferentes tecidos em função do tipo de agressão.
Quantidade de consultas
Uma segunda consulta pode ser considerada algumas semanas mais tarde, se a primeira não foi suficiente, ou em um prazo mais curto se o problema for agudo. Três consultas para um mesmo paciente é um número excelente para obtenção de bons resultados, caso o mesmo
não ocorra pode ser devido a patologia ter chegado a um nível de não recuperação. Duas ou três sessões anuais podem também ser consideradas para manter um bom estado de saúde.
Certas patologias evolutivas podem necessitar de consultas regulares.
Descrição de uma consulta
  • A duração média é de uma hora.
  • Após explicar as razões que motivaram sua consulta, o paciente se deita sobre a mesa de consulta. Os ritmos vitais são mais fáceis de sentir quando a roupa é leve.
  • A primeira parte do trabalho é uma pesquisa micro palpatória no intuito de encontrar a etiologia responsável pela desordem observada, ou seja, evidenciar as cicatrizes patogênicas.
  • A segunda parte consiste em procurar o sintoma que provém desta etiologia.
  • Uma vez identificada e localizada, a cicatriz é estimulada provocando o início dos processos de auto-cura, quase que instantaneamente. É um diálogo direto com a memória tecidual do paciente, efetuado pela palpação, sem outro suporte. O mecanismo de auto-correção é obtido dessa maneira, tanto nos adultos, nos bebês ou nos animais.
  • Esta técnica é aplicável em todas as idades da vida, com o objetivo terapêutico ou não.
microfisioterapia

Após a consulta As desordens importantes que não puderam ser sanadas pelo paciente em tempo útil e que estão em relação com o motivo da consulta foram encontradas, despertadas e apresentadas de novo pelo terapeuta. Após a consulta, o organismo começa a evacuá-las iniciando um mecanismo de eliminação. Muitas vezes, o paciente se sentirá cansado durante 48 horas. Durante esses dois dias, dores e emoções ligadas a cicatrizes patogênicas liberadas podem voltar a “superfície”. Os pacientes são aconselhados a se hidratar e a não realizar esforços inúteis para facilitar essa eliminação.